terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quem Bate na Porta do RH?

É o fim! Não adianta bater eu não deixo você entrar, com consultorias especializadas eu vou salvar o meu “ar”.
O jingle é antigo e fez muito sucesso no passado. A paródia provocativa que uso neste texto é para pedir um minuto da sua atenção para ajudá-lo a diagnosticar, prever, e predizer que o RH no seu modelo tradicional já está com seus dias contados. Em algumas empresas já não existe mais, em outras morreu e esqueceram de comunicar.
Acho que você está certo em pensar que já cansou de ler e ouvir sobre o assunto. Não agüenta mais pensar em algo que está morto, enterrado e na prática parece ou tem certeza que nada mudou. Para dizer a absoluta verdade para algumas organizações NADA MUDOU. Vá lá que o RH perdeu muito prestígio, que não tem mais a quantidade de funcionários de antigamente (ANOS DOURADOS aqueles), que o orçamento é cada vez menor ou como preferem alguns, o budget é assustadoramente inferior. O funcionário que só realizava ações de seleção, agora faz também, treinamento, folha, benefícios e desligamento, substitui 4 ou 5 com o mesmo salário e não dá conta do recado. Vive estressado. Os lucros/negócios não vão muito bem – é culpa do governo, eu sei – a desmotivação é muito grande, os salários estão baixos. Assim mesmo dizer que acabou... NUNCA.
Você pode parar de ler aqui. Se você tem certeza que o que estará abaixo não fará você parar para refletir um minuto sobre as ações do seu RH, então PARE. Caso você continue o risco é todo seu, não me responsabilizo.
Perguntas básicas que você deve responder, sim ou não, sem pestanejar:
a) Sua organização tem Planejamento Estratégico?
b) Pelo menos 50% dos funcionários do RH participaram do Planejamento Estratégico?
c) Você é capaz de descrever com apenas 5 palavras o(s) produto(s) do RH?
d) Nas últimas reuniões que participou você saiu satisfeito com os resultados?
e) Quem organiza as reuniões na sua organização é o RH?
f) O RH apresentou pelo menos 5 projetos no ano de 2003?
g) 70% dos projetos que o RH propôs foram integralmente aprovados e implementados?
h) Dentre os projetos de responsabilidade do RH tem um específico para melhoria da Comunicação Corporativa?
i) Dentre os projetos existe também um de Educação Continuada?
j) Os resultados numéricos, financeiros, estatísticos de cada um dos projetos de responsabilidade do RH são positivos?
k) Já foi implantada a consultoria interna de RH?
l) Pelo menos 50% dos funcionários do RH tem MBA ou especialização na área?
m) Nas reuniões de Diretoria o RH é chamado para sugerir/colaborar com as ações de desenvolvimento da organização?
n) O RH gerencia ou auxilia os gerentes na gestão dos talentos humanos?
o) Sua organização tem programa de Gestão por Competências?
p) A organização tem um programa de relacionamento com a comunidade e este é gerenciado pelo RH?
q) O RH mede os resultados dos treinamentos, eventos, palestras, workshops, cursos, com indicadores financeiros?
r) Você e/ou representantes da sua equipe participa(m) regularmente de organizações, associações ou grupos específicos de RH?
s) Você investe pelo menos 120 horas por ano em eventos de treinamentos RH e tendências?
Vou usar uma frase muito comum no antigo RH – nem tudo dá para ser analisado com resultados numéricos. Mesmo assim vou tentar analisar pela quantidade de respostas positivas que você dará. Nada será perfeito. Mesmo que você consiga a pontuação máxima. O importante é analisar o horizonte e os resultados que estão sendo atingidos e os que virão.
1 – Se as repostas positivas não atingirem 50% - não existe RH. O que é de verdade é o antigo Departamento do Pessoal, disfarçado com a sigla RH. Os resultados devem ser ruins e o pseudo RH não tem nenhuma influência na gestão da empresa. Se acabar ninguém vai sentir falta. Pode ser até terceirizado com melhores resultados. Um conselho é comprar uma roupa de Pierrô e sair desfilando suas amarguras no próximo Carnaval. Música Tema: Ninguém me ama, ninguém me quer. Símbolo: Hardy a Hiena. Pedra: Sabão.
2 – Se suas repostas positivas estiverem na faixa de 50% a 70% está iniciando a transição de um RH cartorial e jurássico para um novo modelo de Relacionamento Humano na sua organização. Não desanime muitas barreiras você terá pelo caminho. A fantasia que você deve escolher é de operário. Símbolo: Leão da Montanha (sempre tem uma saída pela esquerda). Música tema: Explode Coração (Gonzaguinha). Pedra: Brita.

3 – Se você respondeu positivamente mais de 75% e menos de 80%, a sigla RH não está fazendo mais sentido, fica difícil definir o que é, lá no passado existia algo parecido, mas ninguém sabe definir exatamente o que era. Com certeza voltar a ser RH nunca mais. Você pode vestir qualquer fantasia a sua escolha por que a diversidade é considerada e apoiada. Música Tema: O coisinha tão bonitinha do pai (Beth carvalho). Símbolo: Lagarta e Borboleta. Pedra: Ametista.
4 – 90% a 100% de respostas positivas - Definitivamente não existe um RH na sua organização. São células, mini-fábricas, são equipes de excelência, equipes auto-gerenciáveis, dê o nome que quiser, mas o RH foi enterrado. Ninguém sente saudades dele. É um processo que não tem volta. Você está com muito mais trabalho do que antes, mas lidar com pessoas é a mais gratificante das atividades de “todos” da sua organização. Nem é preciso dar parabéns. Não faz sentido parabenizar aquilo que é simples e natural. Dará muito trabalho conseguir ficar onde está. Nada é perfeito e totalmente saudável, mas existe respeito à frase: os bens mais preciosos que temos são nossos recursos humanos. Música tema: Apesar de você (Chico Buarque). Símbolo: Um túnel brilhante. Pedra: Diamante bruto.
Agora se você ainda quiser pode me xingar ou... naturalmente concordar. O debate nesse milênio está aberto. As defesas corporativistas devem acabar.
Posso dar um palpite - continue lutando – continue vivendo intensamente seu precioso presente. ABRA SEU CORAÇÃO E MENTE PARA O NOVO.
Não perca tempo contratando consultorias especializadas para salvar o que não tem salvação. Mais uma vez o dinheiro e tempo serão jogados fora.
Mas não esqueça jamais da lição que nos deixou Paulo Freire, “não abandone o Velho só por que é Velho, nem use o Novo simplesmente por ser Novo, mas utilize-os na medida dos seus resultados positivos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário